Foto do post Joias de formatura: como comprar para presentear?

Como Usar

Joias de formatura: como comprar para presentear?

Presentear com joias de formatura é uma tradição no Brasil e em outros países. O gesto costuma ser considerado uma forma de celebrar as conquistas do formando (a), simbolizando carinho e admiração pela fase concluída, e o marco do início de uma nova jornada. O costume, que nasceu em uma Academia Militar dos Estados Unidos, como forma de simbolizar as memórias dos últimos anos da turma formanda, ganhou cada vez mais adeptos e hoje é uma realidade pelas formaturas ao redor do mundo.

As joias de formatura mais tradicionais são os famosos anéis de formatura, com pedras preciosas que simbolizam cada curso superior. No entanto, atualmente já existem outras joias que são tão bem-vindas quanto, e podem ser opções igualmente interessantes para presentear.

Quer presentear um formando com uma joia de formatura, mas não sabe qual escolher? Então continue a leitura e conheça algumas das possibilidades e dicas que nós da Ahmi preparamos para você!

 

Anéis de Formatura 

Os famosos anéis de formatura são, sem dúvidas, as peças mais tradicionais e desejadas para essa ocasião.  Com variadas possibilidades de design, o foco fica nas pedras preciosas que irão compor a peça – e o significado que cada uma carrega.

Antigamente, os anéis de formatura eram um costume dos cursos mais tradicionais, como Medicina e Direito, porém hoje é comum encontrar peças desenhadas para as mais diferentes áreas! Abaixo listamos as gemas mais utilizadas para os anéis de cada curso:

  • Safira Azul: Relacionada à área de exatas e aos conhecimentos do universo, esta pedra representa os cursos de Administração, Astronomia, Física, Filosofia, Química, Psicologia, Matemática, Música, Engenharias, Geologia, Ciência da Computação, Relações Internacionais, Desenho Industrial, Arquitetura, Artes Plásticas, Turismo e Publicidade. O curso de Contabilidade, apesar de relacionado à área de Exatas, é representado pela Turmalina Rosa.
  • Rubi: Com sua cor vermelha que estimula a criatividade e a paixão, o rubi representa os cursos de Jornalismo e Direito.
  • Esmeralda: A pedra que inspira cura e equilíbrio está relacionada com os cursos da área de saúde, como Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição e Educação Física. Odontologia, apesar de se enquadrar na área da saúde, possui sua própria pedra, a Granada.
  • Água Marinha: Esta pedra representa os cursos de Biologia e Economia.
  • Ametista: A pedra de tonalidade roxa está relacionada à memória, criatividade e cura, estando associada aos cursos de ciências humanas como Letras, Biblioteconomia, Ciências Sociais, Pedagogia, Sociologia, Design de Moda, Gastronomia, Geografia e História.
  • Diamantes: Formandas também podem ser presenteadas com anéis de diamantes, símbolo máximo de elegância. Uma opção é o anel com três pedras, representando o passado, presente e futuro.

 

Pulseiras de Formatura

Outra opção de presente de formatura menos tradicional é a pulseira, que pode ser usada tanto por homens quanto por mulheres e possui diversas opções de design. Aqui a sugestão é incluir alguns pingentes na peça para tornar o presente ainda mais único, carregando significados especiais para cada pessoa presenteada. Vale escolher pingentes com a pedra do curso ou de outros objetos relacionados à profissão e vida pessoal do formando (a).

A vantagem deste presente é sua versatilidade, sendo mais facilmente usado em outras ocasiões, como jantares e festas, além de situações mais casuais.

 

Relógios

Menos usual do que as outras alternativas, o relógio costuma ser uma escolha para quem busca por joias funcionais e duráveis. Essa opção agrada bastante aos homens formandos por ser uma peça mais moderna e útil para eles pós formatura.

Joias de formatura: como comprar para presentear?

Ouro branco ou amarelo, qual a melhor escolha para joias de formatura?

Outra dúvida bem comum quando pensamos em joias de formatura é a respeito do tipo de ouro da peça e se existe alguma regra a ser seguida. A resposta é não!

Assim como todo o design do anel, a cor do ouro não precisa seguir nenhuma regra – o importante é agradar o gosto pessoal da pessoa presenteada. Apesar do ouro amarelo ser mais comum, também já é possível encontrar peças em ouro branco ou até mesmo rosé.

O único ponto interessante de ser observado é a combinação entre a cor do ouro e a pedra do curso, para que as cores tenham coerência entre si e a pedra preciosa tenha o merecido destaque.

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.