Foto do post Tudo sobre a pedra Citrino

Conheça sua joia

Tudo sobre a pedra Citrino

A chamada “Pedra do Sol” cativa a todos por sua cor vibrante que, de fato, muito lembra a luz solar. Com tonalidades que variam entre o laranja amarronzado e o amarelo vivo, o Citrino é uma pedra preciosa que tem se tornado favorita entre os amantes da joalheria. Ainda assim, não é de agora que ela tem um valor especial para adornos.

A palavra “citrino” deriva do grego “citrus”, e para este povo antigo, significava “pedra do limão”, devido, é claro, à sua tonalidade. Porém as propriedades e qualidades do citrino vão muito além da sua cor, como veremos a seguir.

 

História e propriedades do Citrino 

O primeiro registro da existência do Citrino foi na região onde hoje encontra-se Israel, onde foi encontrada em colares que datavam do início da era cristã. Desde então, a pedra se tornou uma das favoritas entre os romanos – que acreditavam no poder do mineral para afastar inveja e mau olhado - e, em sequência, dos grandes nobres da Idade Média, onde foi usado como amuleto de sorte.

Sendo um mineral escasso no continente europeu, o citrino foi, por muito tempo, considerado uma pedra da nobreza. Foi apenas após a descoberta de abundantes reservas de Citrino nas Américas que ele se tornou mais popular e começou a chegar em abundância às joalherias.

Ainda assim, o que geralmente encontramos no mercado não é o Citrino natural. A pedra, que é um tipo de cristal de quartzo, é bastante rara, e por isso a maioria das pedras comercializadas são, na verdade, ametistas que foram tratadas termicamente para alteração da sua cor.

 

O significado místico do Citrino 

É fácil olhar para o Citrino e imaginar que, por trás da sua beleza única, existe um forte simbolismo e poderosas energias que o envolvem.

Considerada a pedra da prosperidade e da positividade, sua energia solar é capaz de revigorar e equilibrar quem a utiliza como amuleto. É vista como um poderoso cristal para abrir caminhos, dissipar energias negativas e despertar a autoconfiança e felicidade na vida.

Muitos também acreditam que o mineral age como um tônico para o corpo físico, sendo capaz de limpar os sistemas digestivo e metabólico, além de revigorar a mente e trazer clareza – para quem se interessa por meditação, o Citrino é uma das pedras favoritas para essa atividade.

Tudo sobre a pedra Citrino

Como usar a pedra Citrino?

É possível combinar os variados tons de Citrino com todo tipo de material, e até mesmo com outros cristais, de acordo com o gosto pessoal de quem o usa. As peças feitas apenas com Citrino, no entanto, são as que mais chamam atenção, devido a sua cor quente e vibrante. Para joias mais sofisticadas, combinar o Citrino com Diamantes é uma das opções favoritas no universo da joalheria!

Peças de ouro amarelo costumam ser as mais comuns para carregar pedras de Citrino. Por terem cores similares, tais peças são mais versáteis e podem variar muito em seu estilo e tamanho, deixando o foco na pedra. Já as peças de ouro branco ou prata oferecem um contraste bem interessante, sendo ideais para joias mais finas e discretas, que vão oferecer uma delicadeza única ao seu look.

Independente de qual for a sua escolha, existem joias de Citrino para diversos gostos e estilos. Aqui na Ahmi possuímos diversas opções apaixonantes que exploram a diversidade de cores e formatos desta pedra preciosa. Aproveite a leitura para explorar os modelos disponíveis no nosso site e garanta a joia de Citrino que mais combina com você!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.