Foto do post Joias de proteção: conheça o significado para a virada do ano

Conheça sua Joia

Joias de proteção: conheça o significado para a virada do ano

Independente de crenças, a passagem de ano simboliza uma oportunidade de renovação, onde depositamos novos planos, sonhos e metas. Não à toa, buscamos expressar os desejos para o próximo ano até mesmo na cor das roupas – e nas joias.

Atualmente, tem se popularizado para esta data o uso de joias de proteção. Com design, cores e estilos diversos, joias com símbolos religiosos ou talismãs podem representar tudo o que uma pessoa busca, como sorte, amor ou prosperidade, e por isso são escolhas recorrentes para quem procura reforçar a energia positiva ao seu redor durante a virada do ano. Pensando nisso, selecionamos alguns dos símbolos de proteção para contar um pouco mais sobre seu significado e te ajudar a escolher a peça que mais combina com você!

 

  • Olho Grego

Amuletos com Olho Grego são as mais populares quando o assunto é joia de proteção.

Com uma origem incerta, existem indícios da presença do Olho Grego na História desde 5.000 a.C., nas regiões do Egito e da Síria. No entanto, foi na Turquia que este símbolo se popularizou como um amuleto contra a inveja, capaz de bloquear olhares destrutivos.

Com um significado relacionado à espiritualidade, acredita-se que, além de proteger contra a inveja, o símbolo é também capaz de limpar a energia do ambiente ao seu redor, sendo utilizado como um talismã protetor e de sorte.

Sua cor e formato também tem uma explicação: segundo a crença turca, os olhos liberam energia, e o talismã que recebe a energia negativa a faz circular, deixando-a positiva – o que justifica o formato arredondado do amuleto. Já a cor do olho grego foi feita pelos antigos egípcios, que acreditavam que o mau-olhado tinha essa cor.

 

  • Mão de Fátima ou Hamsá

A Mão de Hamsá é retratada como uma mão com cinco dedos, mas com dois polegares, um de cada lado da mão, deixando os dois lados simétricos. Seu desenho é preenchido com desenhos elaborados e podem apresentar no centro da mão um olho grego.

Sua origem mística vem de muito antes do Judaísmo e do Islamismo – existem registros que evidenciam que este símbolo já era utilizado pelos povos fenícios – e está relacionada com Tanit, a deusa protetora de Cartago, cidade africana que tinha Hamsá como amuleto de proteção. Ao longo do tempo, outros povos foram adotando o símbolo e adaptando-o de acordo com suas próprias culturas e realidades.

Sendo, atualmente, um símbolo muito forte para os islâmicos, a Mão de Fátima (como é chamado o Hamsá nesta cultura) representa para eles os cinco pilares da religião: fé, oração, caridade, peregrinação e jejum. Já para outros povos, seu significado permanece sendo de proteção contra o mau olhado e energias negativas.

 

  • Figa

O amuleto em forma de uma pequena mão fechada, com o dedo polegar entre os dedos indicador e do meio, possui diversos significados dependendo de cada cultura. Originária de um amuleto italiano que simboliza fertilidade, no Brasil a Figa ganhou o significado de sorte e proteção contra o mau olhado e energias negativas.

Joias de proteção: conheça o significado para a virada do ano
  • Pomba do Divino Espírito Santo

A representação do Divino Espírito Santo como uma pomba vem do Novo Testamento, mais especificamente, da ocasião do batismo de Jesus, onde o Divino Espírito Santo aparece na forma corpórea como uma pomba. Já no Antigo Testamento, a pomba aparece como símbolo da paz e do perdão de Deus. Assim, o animal se tornou um símbolo de fé e paz na cultura cristã.

Além disso, é comum encontrar nas representações da pomba vários raios de luz, que representam os dons do Espírito Santo: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

 

  • Religiosos

Escapulários e pingentes religiosos costumam trazer imagens de diversos santos, cada um caracterizado por um significado diferente que se encaixa de acordo com a devoção de quem o utiliza.

São Jorge, por exemplo, simboliza coragem e resistência ao opressor. Por isso, joias com a imagem do santo são muito utilizadas por pessoas que buscam força e proteção contra o mal. Já os amuletos com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, reconhecida como padroeira do Brasil, carregam o significado de proteção e renovação da fé.

 

- - -

 

Se você se identificou com algum dos amuletos citados, vale à pena investir em uma peça que possa te acompanhar não só em momentos específicos, como nas celebrações de Réveillon, mas também no dia-a-dia. No site da AHMI é possível encontrar escapulários, pulseiras, pingentes e diversas outras joias de proteção que se encaixem com o seu orçamento e estilo!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.