Foto do post Tudo sobre Pérolas

Conheça sua Joia

Tudo sobre Pérolas

Conhecida como a rainha das gemas, a pérola conquista amantes por todo o mundo e em qualquer época – indo além de qualquer tendência de moda, a pedra preciosa mais antiga do mundo permanece sendo uma das favoritas no mundo da joalheria, e se tornou a marca registrada de várias das grandes mulheres da história, como Coco Chanel, Audrey Hepburn, Grace de Mônaco, Jackie O, Rainha Elizabeth II, entre outras.

Seu sucesso não é à toa: pérolas são as únicas pedras preciosas criadas por animais vivos, em um processo extremamente lento, mas capaz de gerar gemas de uma beleza sem igual. Vale ressaltar que as pérolas já “nascem” prontas e não é necessário nenhum procedimento posterior à sua formação para deixa-las mais bonitas. Símbolo de pureza e sofisticação, as pérolas são um verdadeiro fascínio no mundo da joalheria!

 

História das pérolas

As pérolas são consideradas as gemas que mais cedo foram utilizadas para adornos pessoais, com registros que datam de cerca de 2000 anos a.C. Seu nome vem do latim “pirla”, diminutivo de “pira”, com o significado de “formato de lágrima”.

Graças à sua aparência suave e nobre, a pérola sempre esteve ligada a questões do feminino – para os Gregos e Romanos, ela era um símbolo do casamento e do amor; já para os Persas, a pérola simbolizava a virgindade; no Oriente, era tida como um talismã de fecundação.

Devido à raridade com que a pérola é encontrada, já durante a Idade Média muitos países europeus proibiram que pessoas comuns usassem as gemas, reservando-as à aristocracia. Apenas após a Revolução Francesa as pérolas voltaram a se popularizar e tornaram-se famosas em presentes de noivado e casamento.

Já no século XX, as pérolas voltaram à cena como marca registrada de algumas das grandes divas do cinema e personalidades do mundo, como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Jackie O. Durante este período, as pérolas deixaram de ser associadas a algo muito tradicional, relacionado a mulheres mais velhas, e se consolidaram como um objeto de desejo das mulheres modernas e elegantes.

Tudo sobre Pérolas

Como são formadas as pérolas?

As pérolas são formadas dentro das ostras, animais pertencentes ao filo Mollusca e classe Bivalvia. As ostras são os únicos animais capazes de produzirem as pérolas, e ainda assim, não são todas as espécies de ostras que possuem tal capacidade.

A produção da pérola pela ostra é, na verdade, originada de um mecanismo de defesa. Quando corpos estranhos, como grãos de areia, parasitas e pedaços de rochas, penetram a concha, o manto do animal envolve este corpo estranho com uma substância chamada nácar, composta de 90% de um material calcário, 6% de material orgânico e 4% de água. São depositadas várias camadas concêntricas de nácar sobre o invasor, e conforme essa substância se cristaliza, a pérola vai sendo formada.

O processo de fabricação de uma pérola pela ostra demora em média três anos, o que a torna um elemento tão raro na natureza. Com o aumento da demanda de produção, começaram a surgir as chamadas “fazendas de pérolas”, onde pérolas são cultivadas através da interferência humana.

Nestas fazendas, as ostras são criadas até atingirem a idade certa para aceitar o nácar que é implementado dentro dele através de um procedimento delicado feito por profissionais.

 

Tipos de pérolas 

Apesar de parecerem todas muito parecidas à primeira vista, existem vários tipos de pérolas, com formatos e cores diversas. Isso acontece por conta da variedade de ostras que podem produzir pérolas, dividindo-se em espécies de água doce ou salgada. Uma curiosidade interessante é saber que, como as pérolas não possuem formatos iguais, pode ser um grande desafio encontrar gemas perfeitas para a produção de pares de brincos ou colares.

 

  • Pérola Arroz: A pérola arroz é um tipo de pérola de água doce, cultivada em rios e lagos. Também conhecida como papoula ou pérola Keshi, ela cresce no interior dos órgãos reprodutores da ostra e assemelham-se a um grão de arroz. São pequenas, podendo ser arredondadas ou compridas, e seu formato tem muitas irregularidades.
  • Pérola Tahiti: Proveniente das águas salgadas, a pérola do Tahiti é conhecida como a famosa Pérola Negra. Apesar do nome, é possível encontra-la nas cores roxa, azul, verde, cinza, e claro, negra. Seu tamanho varia entre 8mm e 16mm.
  • Pérola Akoya: Cultivada principalmente na China e no Japão, a pérola Akoya tem diâmetro menor do que as pérolas encontradas nos mares meridionais, pois é proveniente das menores ostras do mundo. Essa pérola é cultivada em águas salgadas, seu formato é perfeitamente redondo e o tamanho varia de 2mm a 10mm, nas cores branca ou creme.
  • Pérola Barroca: As pérolas conhecidas como barrocas são aquelas que não saíram como esperado durante o cultivo e não dispõem de forma geométrica definida. Elas podem ser tanto de água doce quanto salgada e apresentar diversas cores e tonalidades.
  • Pérola South Sea: As pérolas South Sea são consideradas as maiores e mais belas pérolas do mundo. Elas são produzidas pela ostra Pinctada Maxima, que vive apenas em uma pequena área do oceano conhecida como South Sea. Seu tamanho varia entre 9mm a 20mm e ela pode ser encontrada nas cores dourada, branca ou creme.

 

---

 

Após a leitura deste post é impossível não se apaixonar ainda mais por essa gema única, não é? Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo das pérolas aproveite para explorar as opções de joias com pérolas no site da Ahmi e garanta sua peça favorita!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.