Foto do post O que significa o Ouro 18K?

Conheça sua Joia

O que significa o Ouro 18K?

Quando compramos uma peça de ouro, é comum algumas virem com uma gravação identificando o tipo de ouro: 18k, 14k, 10k… Mas o que será que isso significa?

Se você já se perguntou a razão dessa nomenclatura, este post é para você. Reunimos as principais dúvidas para explicar porque as joias da AHMI são identificadas como 18k e ajudar você a entender melhor o tipo de ouro das suas joias!

 

O Ouro Puro

Para entendermos a diferença entre os tipos de ouro, é necessário entender primeiro o que significa o ouro puro. O ouro 24k é o ouro puro, também chamado de ouro fino, e sua nomenclatura vem da sua composição: 24 partes de ouro de um total de 24 partes da peça, ou seja, o equivalente a 99,9% de ouro. 

Este ouro, no entanto, não é recomendado para a fabricação de joias. Isso porque o ouro 24k é extremamente frágil e maleável, o que faria com que a joia fosse facilmente dobrada ou amassada. Neste caso, para tornar o uso deste material mais proveitoso, a solução encontrada foi combiná-lo com outros metais nobres para formar ligas metálicas e garantir uma maior durabilidade e brilho para as joias.

O que significa o Ouro 18K?

18k, 10k… os tipos de ouro

A partir da mistura entre ouro puro e outros metais nobres, a identificação do ouro vai variar de acordo com a quantidade de partes do metal presentes na peça.

O ouro 18k é a combinação de 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais, como prata, cobre e zinco, por exemplo. Este também é conhecido como ouro 750, já que 75% da sua composição é ouro puro. Vale observar que é justamente os 25% restantes, referentes aos outros metais da composição, que serão responsáveis pela resistência e coloração do ouro - branco, amarelo ou rosé. O ouro 18k é o mais utilizado na alta joalheria, visto que é o que mais se aproxima do ouro puro e consegue preservar ao máximo a cor original do ouro, o dourado reluzente, além de apresentar muito mais resistência e durabilidade.

Seguindo a mesma lógica de composição, é possível encontrar peças com uma menor quantidade de ouro puro, como as de 14k ou 10k. Por terem um teor menor de ouro, sua coloração tende a ser mais clara e opaca, além de serem menos valorizadas. É importante lembrar que, quanto maior a porcentagem de ouro puro, mais garantia de conservação.

Apesar disso, o ouro 14k costuma ser uma boa opção para quem busca peças mais acessíveis no mercado. Por ter quase metade da sua composição feita de outros metais, apesar de ser menos precioso, é bem mais resistente a riscos. Por outro lado, sua composição é bem mais suscetível a manchas e oxidação. Já o ouro 10k, por ter menos de 50% de ouro puro em sua composição, já não é considerado por muitas joalherias e profissionais como ouro de fato.

 

---

Aqui na AHMI, todas as joias são produzidas em Ouro 18k, e buscamos torná-las o mais acessível possível para nossas clientes, pois prezamos pela sofisticação e qualidade de nossas peças. Atualmente, já é possível encontrar no mercado de joalheria diversas opções para todos os gostos e orçamentos, mas o mais importante é avaliar os prós e contras de cada categoria e encontrar a peça certa para você. Aproveite a leitura para entrar em contato conosco e conhecer mais sobre nossas peças!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.