Foto do post Tipos de Correntes na Joalheria

Conheça sua Joia

Tipos de Correntes na Joalheria

Veneziana, Cartier, Elo Português...você sabe o que esses nomes significam?

Para a maioria das pessoas, a corrente de uma joia nada mais é do que uma parte funcional da peça, sem qualquer tipo de design especial ou diferenciação. No universo da joalheria, no entanto, as correntes assumem um papel importante no design de uma joia, variando em estilo, tamanho e modelo, o que faz toda a diferença no visual final de uma peça.

O formato dos elos e a malha que eles formam quando entrelaçados é o que diferencia as correntes entre si, cada uma com seu charme específico. Por isso, reunimos abaixo os principais tipos de correntes utilizados na joalheria para você conhecer todos eles e identificar os que mais combinam com seu estilo! Vamos conhecer cada um deles?

 

  • Grumet

A corrente Grumet é uma das mais comuns e mais queridas das correntes. Seus elos são longos e presos entre si seguindo a mesma direção – e por tal razão, é comum que os elos sejam achatados para se encaixarem, dando um acabamento liso ao toque. Os elos também podem ser uma espessura mais grossa, sendo a opção preferida do público masculino.

  • Fígaro

O estilo Fígaro, por outro lado, costuma ser bastante delicado. As correntes deste estilo são compostas por um elo maior seguido por outros três elos menores, em uma sequência que segue até o final da corrente. Também pode ser encontrada em várias espessuras, sendo mais comum o modelo mais fino.

  • Cartier

Criada por Louis Cartier, a corrente de mesmo nome é um verdadeiro ícone na Joalheria, pois foi a pioneira de várias peças e padrões. Seus elos são compridos, arredondados e simétricos, e suas pontas são entrelaçada entre si, fazendo com que os elos se intercalem na posição vertical e horizontal.

  • Elo Português

O Elo Português se assemelha ao Cartier pela forma como os elos se posicionam, intercalados. Sua diferença está no formato das argolas, que são perfeitamente redondas. Este modelo é mais acessível e seu ajuste é bem mais simples, pois o fecho da corrente pode se prender em qualquer elo.

Tipos de Correntes na Joalheria
  • Rabo de Rato

O estilo Rabo de Rato é um dos mais diferentes entre as correntes. Seus elos são interligados de modo que formam um fio único, uma malha sem solda, porém bem compacta, que lembra de fato um rabo de rato. Este modelo é muito usado em pulseiras com berloques ou também em colares, em um formato achatado.

  • Corda

Seu nome já diz tudo. A corrente com malha no estilo Corda consiste em elos bem unidos e torcidos, que se cruzam e se assemelham de fato a uma corda. Este tipo de corrente também é conhecido como Cordão Baiano, e possui um estilo muito sofisticado.

  • Veneziana

A corrente Veneziana é um modelo muito tradicional, e geralmente amado pelas mulheres por sua delicadeza e versatilidade. Seus elos são bem unidos e de formato quadrado, de modo que formam uma malha bem justa e delicada ao toque.

 

---

Correntes em Ouro 18K são uma ótima opção para trazer ainda mais estilo à sua produção, seja ela usada sozinha ou em um mix com outras joias. Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de correntes, aproveite para visitar o site da AHMI e escolher o modelo de corrente que mais combina com você!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.