Foto do post Conheça os tipos de lapidação de joias

Conheça sua Joia

Conheça os tipos de lapidação de joias

A criação de uma joia envolve múltiplas e diferentes etapas, e uma das principais é, sem dúvidas, a lapidação das pedras preciosas. Você sabia que este processo é fundamental para termos as gemas utilizadas na joalheria como as conhecemos?

O processo de lapidação consiste em transformar uma pedra bruta em uma gema através da “abertura” das suas facetas, um trabalho que envolve cortes simétricos e polimento das faces para permitir uma maior entrada de luz em seu interior. Este processo é o que torna a pedra mais brilhante e valiosa, evidenciando sua beleza natural.

Além de ser um trabalho minucioso que exige muita técnica, existem diversos tipos de lapidação de pedras preciosas, que variam de acordo com cada pedra. Reunimos abaixo os principais tipos de lapidação para que você possa conhece-los e encontrar o seu favorito! Confira abaixo:

 

  • Brilhante

A lapidação brilhante é a mais famosa no mundo da Joalheria, sendo a mais usada em pedras para alianças de casamento. Por ter sido criada especialmente para o diamante, é comum ver o nome “brilhante” sendo utilizado erroneamente como sinônimo para a pedra – no entanto, brilhante é apenas o nome da lapidação, e esta pode, inclusive, ser adotada em outras gemas, como rubi e esmeralda.

A lapidação brilhante proporciona 57 facetas, que asseguram o máximo de luz refletida para a gema, criando brilho em todos os ângulos da joia. É possível encontrar a lapidação brilhante nos formatos redondo, oval, coração, navette, delta e princesa.

 

  • Lisa

A lapidação lisa pode ser vista em dois formatos: cabochon e plano.

O modelo cabochon se trata de um polimento simples que valoriza as colorações e efeitos óticos das pedras brutas. Esta lapidação apresenta contornos marcantes, com uma parte superior arredondada e uma parte inferior plana.

Já o modelo plano não possui facetas, refletindo a luminosidade apenas no interior das gemas, o que cria um efeito translúcido. As pedras quartzo e jaspe costumam receber este tipo de lapidação.

Conheça os tipos de lapidação de joias
  • Degrau

A lapidação degrau também é bastante comum, principalmente na pedra esmeralda. Nela, são formados vários desníveis paralelos nas laterais da pedra preciosa, dando uma sensação de vários degraus. Também é possível remover os cantos mais frágeis da pedra bruta, criando um formato octogonal.

 

  • Mista

Por fim, como o nome já sugere, a lapidação mista é aquela que une duas variedades de lapidação em uma mesma pedra. O mais comum é que uma das partes da pedra seja facetada e a outra lisa. Nesta lapidação, o modelo ceilão é o mais famoso, onde a pedra recebe a lapidação brilhante na parte superior e a lapidação degrau na parte inferior.

 

---

Gostou de conhecer mais sobre lapidações em pedras preciosas? Vale ressaltar que para cada tipo de lapidação, existe uma série de formatos, como os mencionados na lapidação brilhante. É importante que não se confunda o tipo de lapidação com o formato (corte), pois duas pedras preciosas de mesma origem podem ter lapidações e cortes distintos.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o universo da lapidação de joias, que tal conferir nossos posts sobre cada pedra preciosa? Acesse nosso blog e aproveite todo o nosso conteúdo!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.