Foto do post O retorno de Gossip Girl e a Moda Preppy

Notícias

O retorno de Gossip Girl e a Moda Preppy

Se você esteve nas redes sociais nas últimas semanas, é possível que tenha visto alguma notícia sobre o retorno da série adolescente Gossip Girl ao catálogo da Netflix. A série que marcou uma geração entre os anos 2007 e 2012 foi um verdadeiro sucesso televisivo, com influências que vão muito além da cultura pop. Mas o que tem de tão relevante na sua volta ao streaming?

Chame de tendência, zeitgeist, ou apenas uma coincidência, não importa. A verdade é que, ao mesmo tempo que observamos o retorno da série, percebemos ressurgir na moda um estilo que ganhou força durante os anos de Gossip Girl. É a volta do estilo preppy.

O estilo preppy surgiu no início da década de 70, inspirado no estilo dos grupos de jovens da alta sociedade norte-americana e as roupas que usavam nas escolas renomadas. Além de Gossip Girl, o filme As Patricinhas de Bevely Hills é outra referência que retrata perfeitamente este estilo. Basicamente, preppy é uma mistura de looks colegiais meio retrô com um toque clássico, por isso peças como suéteres, saias curtas rodadas e colete de tricô, e estampas como o pied de poule e o xadrez, são grandes símbolos do estilo.

Assim como outras tendências similares que estão crescendo entre a Geração Z, conhecidas como “Old Money” e “Quiet Luxury”, estes estilos fazem referência a um estilo de vida sóbrio, porém de muito luxo. Não à toa, tais tendências costumam vir envolvidas em certas polêmicas a respeito da supervalorização da alta sociedade. Ainda assim, é possível enxergar esse movimento em direção ao “Upper East Side” como uma resposta às crises socioeconômicas nas quais nossa sociedade está envolvida nos últimos anos; após uma pandemia, guerra e recessão econômica, a Moda reflete uma necessidade de busca por peças mais sóbrias, não tão extravagantes, e clássicas, atemporais, afinal, com uma economia em crise, torna-se inviável trocar o guarda-roupa a cada estação.

Polêmicas à parte, a realidade é que atualmente a tendência pouco tem a ver com status, e sim com a estética que Gossip Girl ajudou a popularizar, tornando-se uma referência eterna para visuais chiques, retrô e fashionistas. Com peças versáteis e atemporais, o estilo preppy se reinventa a cada estação, abraçando diferentes estilos e se adaptando a cada geração.

O retorno de Gossip Girl e a Moda Preppy

Como aderir ao estilo preppy?

Como dito anteriormente, o estilo preppy envolve um misto de peças atemporais com uma pegada colegial-retrô, e até mesmo, romântica. Por isso, a saia plissada e a calça de alfaiataria são dois grandes clássicos dessa tendência, e combinados com blazers, coletes e camisas formam um visual completo. Falando sobre tecidos, o tricô e o cashmere são as opções mais comuns, principalmente em tons pasteis ou cores sóbrias, como o azul marinho e o bege.

Os principais acessórios usados com essa tendência são as tiaras, gravatas e sapatos mocassim. No outono-inverno de 2023, as chokers de veludo e flores também se tornaram uma escolha popular para trazer um toque fashionista à produção.

E claro, as joias. Seguindo a mesma proposta de peças atemporais e sofisticadas, as joias certas são grandes aliadas para dar o toque final de estilo nas suas produções preppy. Joias com pérolas são uma ótima escolha, afinal, elas têm o toque romântico e vintage perfeito para completar qualquer visual. Também vale optar por joias discretas de ouro liso ou cravejadas de diamantes, como braceletes finos e brincos pequenos, que tragam uma elegância sutil ao look. A regra é clara: elegância sem esforço nem exageros é o que cria um visual elegante e atemporal para aderir ao estilo queridinho da eterna Blair Waldorf e de tantas fashionistas por aí.

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.