Foto do post Influência do Rock na Joalheria

Notícias

Influência do Rock na Joalheria

Dia 13 de julho é comemorado no Brasil o Dia Mundial do Rock. A data, escolhida em função do famoso evento musical de 1985, o Live Aid, celebra não só um estilo musical, mas um verdadeiro estilo de vida. A verdade é que o Rock atravessou décadas e gerações, deixando marcas não só no mercado da música, mas em outros âmbitos importantes da sociedade, como na economia, na política, e é claro, na moda.

Desde a influência de Elvis Presley até o movimento Punk, vários foram os símbolos absorvidos pela Moda, e consequentemente, pelo universo da Joalheria. Você sabe quais são eles? Então acompanhe a leitura para conhecer mais sobre essa influência que permanece super atuais até os dias de hoje.

 

Quando tudo começou: o Rock dos anos 50

O Rock n’ Roll surgiu por volta dos anos 50 nos Estados Unidos, como uma mistura de elementos do blues, do jazz e do gospel. Derivado da black music, o Rock n’ Roll foi apresentado inicialmente por artistas negros importantes, como Chuck Berry e Bill Haley, e conquistou os jovens da época com músicas aceleradas e dançantes. Porém foi Elvis Presley, o Rei do Rock, o responsável por popularizar o ritmo que mudaria o cenário da música para sempre. E mais do que popularizar o Rock, Elvis se tornou uma figura de destaque na cultura pop, com suas roupas e joias cheias de personalidade que o tornaram um verdadeiro ícone de moda.

Uma influência importante de Elvis para a Joalheria foi a popularização de joias para homens, algo nada comum entre os anos 50 e 70! O artista abusava do mix de colares com medalhas, pulseiras de couro e maxi anéis para suas apresentações, mostrando que essas joias poderiam ser usadas em looks masculinos de forma elegante. O uso de roupas de couro e peças com aplicação de strass também se tornaram comuns no visual do cantor, elementos que até hoje estão presentes na Moda.

Influência do Rock na Joalheria

O Rock e os movimentos de contracultura

Com a popularização e crescimento exponencial ao longo dos anos, o Rock foi se consolidando como um estilo de vida. Desenvolveu-se paralelamente e em conjunto com as transformações sociais que aconteceram a cada década, e por isso se tornou uma peça importante para os movimentos de contracultura que surgiriam entre as décadas de 60 e 90. Tudo isso, é claro, expressado não só em ideias e discursos, mas principalmente no visual jovem que atravessou cada uma dessas décadas.

O Movimento Hippie, que tomou conta da sociedade a partir do final dos anos 60 e se popularizou nos anos 70, é um bom exemplo dessa influência na Moda, na Joalheria e no Mundo. O movimento que pregava o amor livre e um estilo de vida pacifista teve como principais vozes do rock os ícones Janis Joplin e Jimi Hendrix, que com suas roupas desalinhadas, fluidas e psicodélicas, não só refletiam os ideais hippies, como também influenciavam a cena fashion da época. As joias foram substituídas por colares de contas, pulseiras coloridas e anéis de pedras naturais, em um mix que chamava atenção pelos excessos, mas que até hoje é pensado como um truque de styling para combinar joias de forma estilosa.

Já entre os anos 70 e 80, vimos surgir um rock mais pesado, que marcou a ascensão do punk e do heavy metal. Com um caráter anárquico, que defendia pensamentos revolucionários contra o autoritarismo e consumismo, o punk se expressou através da moda com roupas pretas, peças de couro e muito metal – foi aqui que se popularizaram elementos como correntes, tachas e spikes. As joias traziam elementos góticos, como cruzes, asas e caveiras. Foi também no movimento punk que nasceu um dos maiores ícones da moda de todos os tempos, a estilista Vivienne Westwood. Vivienne começou sua carreira vendendo joias na Portobello Road, e se tornou um nome importante para o Punk devido à sua linguagem irreverente e contestadora – a estilista sempre brincou com várias insígnias britânicas, buscando um estilo que misturava alfaiataria britânica com proporções francesas e uma boa pitada de ironia. Nas joias seu estilo não é diferente – as peças são feitas principalmente de prata esterlina e latão, mescladas com metais e pedras de imitação, o que trouxe uma irreverência única para o universo da Joalheria.

 

Os dias de hoje

É inegável pensar que os grandes nomes do Rock que fizeram parte das décadas passadas ainda marcam presença na música da atualidade. Assim é também com a Moda, que se renova a cada temporada, mas sempre buscando referências e inspirações no passado. Ainda que o mercado de joias, assim como o da moda como um todo, já não seja mais o mesmo de anos atrás, algumas influências seguem presentes mesmo em peças contemporâneas. Diamantes negros remetem diretamente a uma estética punk, enquanto pedras naturais podem nos transportar diretamente para a estética hippie. Os anéis masculinos não seriam tão populares se não fosse por Elvis Presley. Ano após ano, o universo da Joalheria e o Rock n’ Roll seguem caminhando lado a lado.

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.