Foto do post Tudo sobre a pedra Rubi

Conheça sua joia

Tudo sobre a pedra Rubi

De cor intensa e rara, o Rubi é uma das pedras mais desejadas do mundo. É também uma das quatro gemas mais valiosas, destacando-se principalmente as pedras vermelho-escuras, cujo valor pode chegar a até US$40.000 por quilate por uma gema de 4 a 5 quilates.

Com uma tonalidade que varia entre o rosado e o vermelho sangue, o Rubi é uma variedade do mineral Coríndon – gemas originárias deste mineral de qualquer outra cor são conhecidas como Safiras, e o tom avermelhado se dá graças à presença de crômio, o que justifica a raridade da cor.

Mais do que uma pedra preciosa apaixonante, o Rubi cultiva diversos significados ao longo da História. Acompanhe a leitura abaixo e descubra tudo sobre a pedra Rubi e o seu valor para a Joalheria.

 

História e propriedades do Rubi

A palavra Rubi vem do latim “ruber”, que significa vermelho, e é uma pedra preciosa que pode ser encontrada principalmente em países do Oriente, como Tailândia, Mianmar, Vietnã, Índia, Rússia, China e Sri Lanka.

Presente em diversas culturas, o Rubi recebeu diferentes significados e usos. Para os gregos, por exemplo, sua cor representava o sangue, e portanto, o poder da vida; já na Índia, acreditava-se que quem usava a pedra preciosa, conseguia levar a paz aos povos inimigos. Para os antigos romanos, o Rubi trazia coragem para enfrentar as adversidades daquela época.

Atualmente, o Rubi é considerado uma das gemas mais valiosas não apenas por sua cor, mas também por sua dureza – ele perde apenas para o diamante como a pedra preciosa mais firme que existe. No entanto, essa dureza varia conforme as direções, considerando a lapidação da gema – as mais famosas são a lapidação cabochão, mista e facetada oval.

Tudo sobre a pedra Rubi

O significado místico do Rubi

Graças à sua tonalidade, a pedra Rubi é muito associada ao coração e a tudo que está relacionado a ele – tanto física quando simbolicamente. Por isso, assim como entre os gregos antigos, o Rubi é comumente relacionado a questões sanguíneas, sendo muito utilizada para beneficiar energeticamente o sistema circulatório. Acredita-se também que a pedra promove a filtração e a desintoxicação do corpo.

Quando falamos sobre questões emocionais, o Rubi está diretamente ligado ao amor – a pedra é, inclusive, considerada um símbolo do amor eterno, e por isso é uma pedra popular em anéis de noivado. Também é uma gema relacionada à coragem, força e entusiasmo, sendo utilizada para equilibrar os sentimentos em momentos de tristeza, melancolia e medo. Há crenças que afirmam que o Rubi possui uma chama interna que lhe garante um caráter sagrado!

Na astrologia, o Rubi é a pedra regente dos signos de Áries e Leão.

 

Como usar a pedra Rubi?

Por ter uma cor intensa, o Rubi pede um certo cuidado em seu uso, para que as cores das outras pedras ou metais não entrem em conflito e acabem poluindo visualmente sua joia.

Pedras de Rubi com tonalidade mais rosada combinam muito bem com cores mais frias, como o ouro branco e o diamante, trazendo um contraste interessante que criam foco para o Rubi. Já a pedra em sua versão mais avermelhada vai muito bem com o ouro amarelo por serem cores análogas, e assim, criarem um visual mais discreto e elegante.

Por causa da sua associação com o amor, o Rubi é uma das principais escolhas para anéis de noivado, além de ficarem muito bonitas em joias com formato de coração.

Independente de qual for a sua escolha, existem joias de Rubi para diversos gostos e estilos. Aqui na AHMI possuímos diversas opções apaixonantes que exploram a diversidade de cores e formatos desta pedra preciosa. Aproveite a leitura para explorar os modelos disponíveis no nosso site e garanta a joia de Rubi que mais combina com você!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.