Foto do post Como funcionam as Semanas de Moda?

Notícias

Como funcionam as Semanas de Moda?

Se você se interessa pelo universo da Moda e das tendências, é bem provável que já tenha cruzado bastante com termos como “Coleção Resort”, “Haute Couture”, “Ready to Wear”... E a verdade é que, mesmo para quem conhece sobre esse mercado, muitas vezes a quantidade de termos para definir uma coleção ou estação pode acabar gerando uma grande confusão.

Por isso, como aqui na AHMI sempre buscamos trazer conteúdos interessantes sobre Moda e as tendências mais atuais, decidimos criar este post explicativo para te ajudar a entender, de uma vez por todas, como funcionam as Semanas de Moda e toda a lógica por trás deste mercado.

 

 O que são as Semanas de Moda?

As Semanas de Moda são eventos onde os designers têm a chance de exibir suas novas coleções, geralmente seguindo a lógica das estações outono/inverno e primavera/verão. As principais Semanas de Moda funcionam nas 04 grandes capitais da Moda, Nova York, Londres, Milão e Paris – vale ressaltar que, atualmente, a Semana de Moda de Copenhagen tem ganhado bastante espaço como uma 5ª principal, tanto por seu viés sustentável como pelo foco em um estilo mais casual e despojado. Ao redor do mundo existem outras Semanas de Moda, como é o caso da São Paulo Fashion Week aqui no Brasil, porém elas não seguem o calendário tradicional das 04 principais.

Entre as 04 principais Semanas de Moda também existe uma hierarquia e diferença entre cada uma delas. A Semana de Moda de Nova York é a mais comercial de todas, com showrooms que permanecem abertos já focados nas vendas. É ela quem inicia o calendário das Semanas de Moda.

Em seguida vem a Semana de Moda de Londres, a segunda dentro do calendário, e ao contrário da semana nova-iorquina, é extremamente conceitual, voltada para a apresentação de novos talentos e novidades da indústria.

A terceira Semana de Moda é a de Milão, conhecida por ser a mais tradicional de todas, e por isso, onde grandes marcas italianas desfilam, como Gucci, Versace, Dolce & Gabbana, entre outras.

Por fim, a mais importante e última das quatro semanas é a de Paris, que fecha o calendário com as marcas mais importantes do mundo, e consequentemente, onde estarão as principais tendências.

Como funcionam as Semanas de Moda?

Como funcionam as Semanas de Moda?

Tradicionalmente, as Semanas de Moda possuem um calendário semestral. Duas vezes ao ano, cada cidade recebe o evento para desfilar as coleções que trazem as tendências para a estação seguinte. Por exemplo, no primeiro semestre do ano, mais precisamente em fevereiro, os desfiles são focados no outono/inverno daquele ano – ou seja, as coleções desfiladas no primeiro semestre de 2023 estão trazendo as tendências do outono/inverno deste ano. Já no segundo semestre, em setembro, os desfiles são focados na primavera/verão do ano seguinte – ou seja, coleções desfiladas em setembro de 2023 estão trazendo as tendências da primavera/verão 2024.

No entanto, apesar destes dois momentos serem os principais eventos para a Moda, por questões mercadológicas, foram criados outros eventos que acontecem no intervalo entre as estações e fazem parte do grande calendário da Moda -  as Coleções Resort, as pré-temporadas e a Semanas de Moda Masculina, além da tradicional Semana de Alta Costura.

 

Os diferentes tipos de coleção nas Semanas de Moda

 

  • Prêt-à-porter: As Semanas de Moda que acontecem semestralmente nas 04 capitais, e são as mais importantes do calendário, são também conhecidas como Semanas de Moda prêt-à-porter – ou “pronto-para-vestir” em tradução livre. O prêt-à-porter, também conhecido como ready-to-wear, é a moda produzida em série, com uma grade de tamanhos ampla, preços mais baixos do que a alta costura e uma imensa variedade de modelos. É neste formato de coleção onde a maioria das tendências são lançadas.

 

  • Alta costura: A Semana de Moda de Haute Couture, ou Alta Costura, é a semana que antecede as Semanas de Moda Prêt-à-Porter, abrindo o calendário fashion do ano. Tradicionalmente, ela ocorre nos meses de janeiro e julho, e acontece apenas em Paris, sendo mais curta do que as demais semanas de moda – sua duração é de apenas 03 a 04 dias. Sua lógica também é contrária à dos desfiles prêt-à-porter, sendo as coleções apresentadas em janeiro referentes ao verão do mesmo ano, e as apresentadas em julho, referentes ao outono/inverno do ano seguinte. A Semana de Alta Costura também possui regras específicas, e só participam dos desfiles as marcas que forem revisadas e aprovadas anualmente pela Federação de Alta Costura e da Moda.

 

  • Resort: A Semana de Moda Resort, também conhecida como Cruise Collection, surgiu como uma estratégia de vendas para o hemisfério norte, preenchendo uma janela da meia-estação entre as coleções outono/inverno e primavera/verão. Essa semana de moda é focada no período de férias, apresentando peças mais frescas e itens de beachwear, além de terem um tom mais performático, exótico, e sempre bem luxuoso.
AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.