Foto do post O que são os Diamantes de Laboratório? Entenda!

Conheça sua Joia

O que são os Diamantes de Laboratório? Entenda!

Dê uma olhada na foto que abre este post. Você vê um anel de diamantes, certo?

Sim, e não. De fato, a joia apresentada é um anel de diamantes, porém não como você pensa – o diamante da foto é produzido em laboratório.

Esta afirmação pode parecer estranha em um primeiro momento, porém a verdade é que a indústria joalheira está testemunhando uma verdadeira revolução com a ascensão dos Diamantes de Laboratório. Essas gemas estão ganhando popularidade por estarem atreladas a uma ideia de sustentabilidade, além de desafiarem as noções tradicionais sobre o valor e a autenticidade das joias, e por isso, tornaram-se altamente fascinantes ao redor do mundo.

Abaixo vamos te explicar um pouco mais sobre o universo dos diamantes de laboratórios, as diferenças comparadas aos diamantes naturais e muito mais, acompanhe!

 

O que é o Diamante de Laboratório?

Os diamantes de laboratório, também conhecidos como lab grown diamonds, são, como o nome sugere, diamantes produzidos em laboratório através de processos controlados e uma tecnologia de ponta. Eles são diamantes genuínos, possuindo as mesmas características físicas, óticas e químicas dos diamantes extraídos da Terra; sua única diferença está na forma como são criados.

 

O processo de criação de um Diamante de Laboratório

Para produzir um diamante de laboratório, são utilizadas tecnologias avançadas capazes de replicar as condições sob as quais os diamantes naturais se formam. Atualmente, existem dois métodos para a criação de um lab grown diamond:

  • Tecnologia HPHT: A sigla HPHT significa High pressure, high Hemperature, ou em português, alta pressão, alta temperatura. Neste método, o mais comum e utilizado para a criação de diamantes de laboratório, átomos de carbono purificados recebem a pressão de prensas aquecidas a 1400ºC. Esta alta pressão e alta temperatura faz com que tudo seja dissolvido e atinja o grau mais elevado de pureza de carbono, originando o diamante.
  • Tecnologia CVD: Já o método CVD significa Chemical Vapor Deposition, traduzido como deposição química de vapor. Esta técnica permite a criação de diamantes de laboratório a partir da mistura de gases hidrocarbonetos, e uma das suas vantagens é que há a capacidade de crescimento do diamante ao longo do processo, resultando em gemas maiores e mais robustas. Diferente da técnica HPHT, este método não requer pressões elevadas, e a temperatura utilizada é de apenas 800ºC.
O que são os Diamantes de Laboratório? Entenda!

Benefícios do Diamante de Laboratório

  • Sustentabilidade: A mineração de diamantes naturais envolve diversas questões socioambientais, como a degradação do solo, escassez de recursos hídricos e até mesmo trabalho escravo. Produzir diamantes em laboratório, por sua vez, elimina a necessidade de escavação e exploração do solo, causando um impacto ambiental muito reduzido.
  • Qualidade: Por serem idênticos aos diamantes naturais, os diamantes de laboratório possuem a mesma beleza e dureza, além de serem praticamente livres de imperfeições e inclusões, devido ao controle rigoroso do ambiente pelo qual são submetidos em sua criação.
  • Acessibilidade: O fato de serem criados em laboratórios torna estes diamantes mais acessíveis do que os diamantes naturais.

 

Curiosidades sobre os diamantes de laboratório

  • Identificação desafiadora: Até os mais famosos gemologistas do mundo encontram dificuldade em distinguir os diamantes naturais e de laboratório, graças aos avanços na tecnologia de produção destas gemas. Para fazer esta distinção, é necessário um equipamento altamente especializado.
  • Variedade de Cores: Assim como os diamantes naturais, os diamantes de laboratório oferecem uma ampla gama de cores, até mesmo as mais raras, como o rosa ou azul. A diferença é que, por ser criado em um ambiente controlado, os cientistas podem direcionar as condições de crescimento para produzir cores específicas.
  • Aplicações Tecnológicas: Devido à sua alta dureza e condutividade térmica, os diamantes de laboratório têm aplicações em diversas outras indústrias, sendo muito utilizados em dispositivos eletrônicos e lasers de alta potência.

 

 

---

Difícil não se apaixonar pelos diamantes de laboratório, não é mesmo?

Aqui na AHMI, somos grandes fãs destas gemas, e planejamos, aos poucos, conseguir introduzi-las às nossas peças, visto que a redução de impactos socioambientais faz parte da essência da marca. Por isso, acompanhe nossas redes sociais e fique de olho nas novidades!

AHMI JOIAS usa cookies para personalizar a comunicação e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.